13 agosto 2008

The Whitsundays – Already Gone

1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13….


A música do Whitsundays começa com essa contagem, mas se eu fosse contar quantas vezes a escutei de ontem pra hoje, com certeza já teria ultrapassado às 60 vezes. O que faz você escutar a mesma música 60 vezes quase seguidas? No caso de “Already Gone” eu ainda não sei dizer por que, quem sabe até o final do texto chegue a uma conclusão... Algumas hipóteses que podem ser levantadas é que talvez seja o clima da melodia, alguns versos que vez ou outra eu consigo pescar com meu inglês sofrível.

Para mim, a melodia é envolta em um clima de despedida, nostalgia e até melancolia, acho que essa minha fixação tem um pouco a ver com o momento de reflexão em torno das coisas da vida pelo qual estou passando, obviamente por conta de um ano da perda da inocência; morte do Chiquinho e do “seu” Fernando, meu pai, ambos vitimas da mesma doença e com uma diferença de menos de quinze dias de um pelo outro.

Nossa relação com a morte é um processo complexo, pelo menos pra mim é, ainda mais que sou naturalmente inundado por uma nostalgia de coisas não vividas. Quando são momentos de nostalgia pelo que eu vivi passo por períodos de melancolia.

The Whitsundays é de Edmonton, Alberta no Canadá eles descrevem seu estilo no MySpace como: Garagem / Indie / Psicodélico, nas descrições e resenhas sobre a banda ela é classificada como uma banda típica anos sessenta, uma das descrições diz que “é uma banda dos anos sessenta que surgiu 4 décadas atrasada”. Nas minhas analogias incorrigíveis, década de sessenta me lembra Beach Boys que me lembra praia etc, porém quando escuto “Already Gone” eu lembro justamente do tipo de praia que eu gosto, aquele tipo que é melhor irmos agasalhados, fria, com vento e emoldurada por um céu cinzento. Não sei por que, encanei que essa música é quase perfeita, nela os solos, os vocais, os pianinhos e órgãos estão no lugar exatamente correto, aparecem e desaparecem quando tem que aparecer. A música só não é perfeita por que encanei com o dedilhado do começo, exatamente os sete primeiros segundos, mas a partir do oitavo segundo, sempre ele², com a contagem e os solinhos de guitarra ela se torna belíssima.

A música não faz eu me lembrar especificamente do meu pai, me faz lembrar de um tempo que eu acho que não sei qual é, mas que é nostálgico e triste...deve ser esse de agora mesmo.

Infelizmente como a banda é bem recente, só consegui uma foto que é a do MySpace e não há nenhum clipe ou vídeo no Youtube dessa música, justamente por esse motivo já estou disponibilizando o link pra download e assim a minha audiência seleta pode opinar se eu estou viajando ou não nas minhas considerações sobre a banda.


The Whitsundays – Already Gone

_______________________________________________
1-Técnicamente o número oito é considerado por mim o meu número da sorte