26 agosto 2008

Suicidal Tendencies - Institutionalized

O que você faz quando uma música fica martelando na sua cabeça e você não sabe do que música que é mas tem certeza que é um som muito bom? Já faz pelo menos uns dois anos que estou atrás dessa música do Suicidal Tendencies. Atrás modo de dizer, na verdade eu sabia até de quem era a música, porém, como não tenho muita afinidade com Hardcore nunca tive grande interesse de ir atrás da música.

Embora seja Hardcore a música tocada de forma quebrada alterna momentos em que este estilo é apresentado em sua vertente mais rápida e californiana, porém são os momentos “leves”, em que só percebemos que se trata de Hardcore pela distorção característica do pedal usado na guitarra, que me chama a atenção e a vocalização nestes momentos

Eu escutei essa música a primeira vez nos tempos que a Rádio Brasil 2000 estava muito boa, não sei se na empolgação por fazer parte de um seqüência de músicas excelentes gostei muito quando escutei “Institutionalized”, então sempre que eu ouvia falar em Suicidal Tendencies eu lembrava da música “quebrada” deles. É engraçado como a memória traí, quando recorremos a ela é complicado perceber as coisas como realmente são¹; ou percebemos de forma muito positiva ou de forma negativa. Não que a música seja ruim, ela é muito boa porém, não tem o encanto que eu “lembrava” ou imaginava que ela tinha.

Mas tudo bem para se ter uma idéia do meu interesse pela música, quando fui procurar o vídeo para colocar no post “Institutionalized” é logo a primeira da lista do YouTube quando se digita Suicidal Tendencies. Se eu realmente estivesse realmente desesperado pela música já teria encontrado a tempos, talvez minha memória não tenha me enganado tanto, algum mecanismo interno dizia que eu estava com muita expectativa.

Assistindo ao vídeo e falando dessas questões sobre memória meu lado Historiador “aflorou”, a música é de 1983 porém os integrantes da banda usam os camisões que seriam consagrados posteriormente com a geração grunge, fato que até me deixou confuso em relação a data do clipe², embora no clipe as garrafinhas de Pepsi deixem a pista de que o clipe é oitentista. Pelo clipe ainda podemos perceber que existe muita estética latina e negra, o visual da banda lembra muito o de cantores de Hip Hop que hoje vemos a todo o momento na MTV. A banda foi formada num dos guetos de Los Angeles no período Reagan, marcado por grande conservadorismo nos Estados Unidos, talvez seja por isso que o Suicidal ficou proibido de fazer shows por cinco anos no país. A letra de Institutionalized tem uma sacada muito boa, eu fui atrás pra ter uma idéia do que eles estavam falando, pensei em reproduzir um pedacinho, mas acho que melhor colocar a letra inteira em português³. Tirem suas conclusões.



Suicidal Tendencies - Institutionalized

Às vezes eu tento fazer coisas, e não funcionam do jeito que eu queria. E eu fico muito frustrado. É tipo... eu tento muito fazer, e gasto meu tempo, mas não funciona do jeito que eu queria. É como... eu me concentro muito nisto, mas não funciona. E tudo que eu faço, tudo que eu tento... nunca dá certo. É tipo... eu preciso de tempo para pensar nisso.
Tem sempre alguém dizendo: “Hei, Mike, a gente soube que você tem passado por vários problemas ultimamente, sabe. Você talvez devesse sair, e talvez você devesse falar sobre isso, você sentiria bem melhor”.
Eu digo: “Não. Está tudo bem. Eu resolvo. Só me deixe sozinho. Eu resolvo. Eu me viro”.
E eles dizem: “Bem, se você quiser falar sobre isso, eu estarei aqui, sabe, e você, provavelmente, se sentirá bem melhor se falar sobre isso. Então por que você não fala sobre isso?”.
Eu digo: “Não! Eu não quero! Eu estou bem! Eu resolvo sozinho”.
Mas eles continuam me aborrecendo
Continuam me aborrecendo
E isso me deixa furioso

Então você vai ser institucionalizado
Você virá com seu cérebro lavado e com olhos vermelhos
Você não terá nada a dizer
Eles irão lavar seu cérebro até que você aja do mesmo modo que eles

Eu não estou louco (Instituição!)
Você é que está louco (Instituição!)
Você está me deixando louco (Instituição!)

Eles me prendem numa instituição
Dizem que é a única solução
Para me dar a ajuda profissional necessária
Para me proteger do inimigo: eu mesmo

Eu estava no meu quarto, e estava olhando para a parede pensando em tudo, mas então, novamente, eu não estava pensando em nada. E então minha mãe chegou, e eu não sabia que ela estava lá. Ela chamou meu nome mas eu não a ouvi
Então ela começou a gritar: “Mike! Mike!”
E eu digo: “O quê? Qual o problema?”
Ela diz: “Qual o problema com você!?”
Eu digo: “Não há nada errado, mãe”
Ela diz: “Não me diga isso! Você está drogado!”
Eu digo: “Não, mãe. Eu não estou drogado. Eu estou bem. Só estou pensando. Por que você não me traz uma Pepsi?
Ela diz: “Não! Você está drogado!”
Eu digo: “Mãe! Eu estou bem. Só estou pensando”
Ela diz: “Não! Você não está pensando, você está drogado. Gente normal não age assim!”
Eu digo: “Mãe, só me traz uma Pepsi, por favor. Tudo que eu quero é uma Pepsi”
E ela não queria me dar!
Tudo que eu queria era uma Pepsi!
Só uma Pepsi!
E ela não me dava!
Só uma Pepsi!

Eles te dão uma camisa branca com mangas longas
Enlaçadas nas suas costas, te tratam como ladrões
Te drogam porquê são preguiçosos
Dá muito trabalho ajudar um louco

Eu não estou louco (Instituição!)
Você é que está louco (Instituição!)
Você está me deixando louco (Instituição!)

Eles me prendem numa instituição
Dizem que é a única solução
Para me dar a ajuda profissional necessária
Para me proteger do inimigo: eu mesmo

Eu estava sentado no meu quarto e minha mãe e meu pai chegaram. Então eles puxam uma cadeira e se sentam.
Eles dizem: “Mike, precisamos falar com você”
E eu digo: “OK. Qual o problema?”
Eles dizem: “Eu e sua mãe temos ouvido falar que você tem passado por vários problemas. E você tem desaparecido sem razão alguma. E nós estamos com medo de que você vá machucar alguém. Estamos com medo de que você se machuque. Então nós decidimos que seria de seu interesse se colocássemos você em algum lugar onde você possa conseguir a ajuda que precisa”
E eu digo: “Espere! Do que vocês estão falando? “NÓS decidimos”? “MEU interesse”? Como vocês podem saber qual é o meu interesse? Como vocês podem dizer qual é o meu interesse? E o que vocês estão tentando dizer? EU estou louco? Quando eu fui para as SUAS escolas, eu fui para as SUAS igrejas, eu fui para os SEUS institutos de facilitação de aprendizado! Então como vocês podem dizer que eu estou louco?”

Eles dizem que vão consertar meu cérebro
Aliviar meu sofrimento e minha dor
Mas enquanto eles consertam minha cabeça
Mentalmente, eu estarei morto

Eu não estou louco (Instituição!)
Você é que está louco (Instituição!)
Você está me deixando louco (Instituição!)

Eles me prendem numa instituição
Dizem que é a única solução
Para me dar a ajuda profissional necessária
Para me proteger do inimigo: eu mesmo

Não importa. De qualquer forma, eu, com certeza serei atropelado por um carro.

________________________________________________
1-Aqui quase um sacrilégio que os Históriadores de Verdade irão me condenar, uma das coisas que o curso de história me mostrou é que não existe verdade absoluta.
2-O Google me ajudou a resolver esse problema.
3-Existem inúmeros sites que tem a possibilidade de acessar em inglês pra quem quiser.
________________________________________________________________________________