15 julho 2008

Joy Division - Atmosphere

Muitas pessoas devem saber quando, ou qual música fez começaram a gostar de sua banda preferida, algumas têm a sorte de lembrar o exato momento em que começaram a gostar dessa banda. Eu cheguei ao Joy Division por conta do New Order, já tinha escutado Love Will Tears Us Apart, gostava da música (que hoje em dia é uma das minhas preferidas), mas não era uma paixão incondicional. Então em 1998 na saída da aula estava conversando sobre o New Order com um colega mais velho e ele me recomendou escutar o Joy Division. No dia seguinte me emprestou o Substance. Confesso que o cd ficou lá em casa uns três meses e eu só escutava “Love Will” sem nem prestar direito atenção nas outras faixas, infelizmente eu tenho esse defeito terrível, os cds ficam lá em casa uma eternidade até eles me pegarem de jeito, foi assim com o Ok Computer, com o The Bends, Velvet Underground etc.


Um belo dia dois amigos inseparáveis, Bárbara e Tiago, foram em casa e ficamos conversando sobre as agruras da adolescência, aquele período de sofrimento tão definitivo que visto com certo distanciamento hoje é altamente frugal¹. Enfim conversando sobre a vida coloquei o cd pra rolar, de repente aquela batida com eco, e aquela voz tão triste e solitária, exatamente como estávamos nos sentindo. Foi uma coisa que acertou em cheio mesmo, por que a Bárbara até hoje lembra desse momento também. Ali não teve jeito, o Joy Division roubou minha alma pra sempre. Comecei a ter uma percepção maior sobre tudo que estava em jogo ali naquele cd, a angústia, o sofrimento, o vazio, a desolação e a beleza da tristeza.

Atmosphere é tão densa e triste que quando você assiste a um filme do Joy Division sabe que ela será tocada no momento da morte dele, já virou um clichê. Muitas pessoas não gostam da música, “muito depressiva”, “meio progressiva” eles dizem, e por ai vai....mas pra mim é uma das melodias mais bonitas de todos os tempos. Não vou descrever a música, por que ela merece ser escutada sem preconceitos, mas os de corações mais sensíveis e que estiverem passando por problemas emocionais devem escutar olhando para o céu, de preferência azul².
Abaixo o clipe da música, já nos tradicionais downloads a versão original de Atmoshphere e a versão demo quando ela ainda se chamava Chance.







_____________________________________________________________________________

1- Referencia a uma postagem da minha vizinha preferida no seu Blog Texticulos de Mulher.
2-Quando você liga no CVV (Centro de Valorização da Vida) falando que vai se matar, a primeira orientação que eles dão é pra você olhar por cêu...vai saber o motivo, mas funciona.