Surgido em Glasgow¹, cidade escocesa que conta com um número absurdo de boas bandas², O Belle and Sebastian é conhecido por suas “músiquinhas fofas” que podem ser descritas como: um folk completado por violinos, flautas e teclados. As letras merecem um parágrafo à parte, pois elas contam “historinhas” fantásticas e podem, por que não?, serem analisadas como literatura, para percebermos melhor a aproximação da banda com a literatura basta lembrar que os integrantes fizeram faculdades de artes e literatura e o próprio nome da banda foi tirado de um romance francês³.
Apesar de serem reconhecidos como uma banda folk, uma lenda conta que nos primeiros shows quando algum carro passava na rua encobria o barulho dos instrumentos, Electronic Renaissance não tem muita coisa folk, na minha opinião não tem nada. A música pode ser descrita como uma pequena brincadeira com a geração "clubinho de música eletrônica" que pipocaram nos anos noventa. Essa turma, que trabalha a semana inteira em empregos medíocres e nos finais de semana "saem na noite" vão aos clubes tradicionais e se entopem de bebidas, drogas (principalmente ecstase a famosa pílula do amor), dançam até cair e querem no final da noite ter o maior score de parceiros beijados. Agindo assim eles tem a plena certeza de que estão aproveitando a vida ao máximo. O problema é que normalmente na volta pra casa são obrigados a conviver com a ressaca moral além de um cansaço enorme. Resumindo: você reclama que seu trabalho rouba todo o seu tempo de se divertir, então no sábado você sai pra se divertir e curtir a vida, chega em casa tão cansado que no domingo não tem pique pra fazer mais nada e fica dormindo o dia todo..."aproveitando a vida".
Sair para dançar é divertido, um exercício ótimo e grande fonte de liberação de endorfina, mas quando passa a ser a razão de viver de certas pessoas é um problema grave. Bom minhas digressões foram longe demais já, melhor “aproveitar a vida” neste momento escutando Belle and Sebastian. Ah por que eu gosto de Electronic Renaissance? Bom por que a batida é típica das músicas eletrônicas dos anos 80, tem um clima nostálgico na batida e na melodia, e este escriba piegas como só ele adora uma nostalgia.
Nos links duas músicas: Mary Jo, um exemplo de músiquinha folk do Belle And Sebastian e a razão deste post Electronic Renaissance.
Belle and Sebastian – Mary Jo
Belle and Sebastian - Electronic Renaissance
1- Glasgow é conhecida por ser Dinâmica, energética e amigável, localizada na Escócia, traz junto a sua arquitetura Vitoriana diversos espaços de arte, incluindo armazéns do século XVIII. Próspera por seu comércio de tabaco e produção do algodão, a cidade tem um portfólio surpreendente. Além disso, pela excelência de seus museus, galerias, teatros e salões de concerto, Glasgow foi selecionada como cidade européia da cultura em 1990 e cidade da arquitetura e do projeto em 1999. Fonte: Universia.