11 julho 2009

Depeche Mode- Enjoy the Silence


Ah a juventude! Quando se é jovem todas as dores são infinitas, toda rejeição é para sempre. Eu como bom pisciano acho que a melancolia me cai bem, apesar de dizerem o contrário. E talvez uma das músicas que mais alimentaram a melancolia da minha juventude foi Enjoy the Silence.

O Depeche Mode para mim era a banda do Strangelove, música até que boa mas muito alegre para o meu gosto melancólico. Tanto que a banda nunca chamou muito a minha atenção.
Mas tudo mudou quando ouvi Enjoy the Silence pela primeira vez, numa época que eu sempre tinha uma fitinha cassete no rádio para gravar o Arquivo do Rock da finada 89 a Rádio Rock. Nessa época, quando a 89 era boa, no final de cada hora tinha o famoso o Dia no Rock onde sempre era tocada uma música de alguma personalidade que estava fazendo aniversário. Então a primeira vez que eu ouvi a música tema do post tem data: 23 de julho, dia do aniversário do Martin Gore, só é dificil lembrar o ano, mas provavelmente foi em 1995.
Tão obcecado por Enjoy de Silence talvez seja uma das primeiras músicas que eu traduzi. Ela música marcou tanto o meu segundo grau que lembro de ter feito um desenho da capa do Violator, álbum que ela faz parte. O desenho talvez um dos mais bonitos que eu já fiz, usando nanquim e uma caneta ponta fina vermelha. Infelizmente se perdeu no tempo e no espaço entre os meus 15 e os meus 20 anos. Recentemente eu comprei o vinil do Violator, e percebi algo que nunca tinha reparado. A flor da capa é "violentada" pelo título do álbum.
Em relação a música nem preciso dizer que acho ela quase perfeita até os dias de hoje*, e que ela consegue nublar até um dos mais belos dias de sol, mas fazer o que, é a beleza da tristeza.


Nesse link tem a versão ao vivo que a EMI impediu que eu colocasse no blog
_____________
* O único senão da música é o final. Depois que a melodia termina vem um "Enjoy the Silence" à capela que quebra o clima soturno.